Psicanálise

A Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud(1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.

Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.

Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma das pessoas.

Na EDUCACENTER o psicanalista clínico trabalha com o objetivo de compreender o diagnóstico buscando explicar ao paciente o que se passa, para que assim possa tratá-lo ou até mesmo curá-lo com a colaboração dele. É uma busca constante para conduzir cada caso de forma correta, sempre objetivando a melhora do paciente.

Fale Conosco

Você tem dúvidas, comentários ou gostaria de saber mais sobre a EducaCenter?
Utilize nossos canais de comunicação para que possamos aprimorar nossa experiência com você usuário.